I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Live Coverage

Ogolo.pt: nasce em 2009 um novo ciberjornal

Posted by obciber em 12/12/2008

ogoloTrês recém licenciados do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto juntaram-se, combinaram sonhos, definiram objectivos e arriscaram. Sempre tiveram em mente o jornalismo desportivo e descobriram na Internet um meio para capacitar o projecto com que sempre sonharam.

Nuno de Noronha-Xavier

David Fernandes, Duarte Monteiro e Filipe Dinis estiveram no I Congresso Internacional de Ciberjonalismo para apresentar o seu projecto de há já alguns anos. A criação de um site de ciberjornalismo desportivo, Ogolo.pt, foi oficialmente apresentada durante o Painel 5 – Inovação e Empreendedorismo.

 Os três recém licenciados em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto quiseram criar o próprio emprego e afirmam que “esta é a melhor altura para arriscar, sem ter medo de falhar”.

Tudo começou a partir de um sonho: queriam ser jornalistas desportivos. Primeiro delinearam um esboço de ideais, depois deixaram-no crescer.

Hoje, são peremptórios ao afirmar que este projecto “tem tudo para dar certo”. Filipe Dinis revela “abdicar de muita coisa”, sentimento que partilha com os outros dois colegas e agora também sócios, “há muito esforço e sacrifícios investidos neste site”, afirma.

Optaram por um ciberjornal porque a Internet surgiu-lhes como um meio onde podem conciliar todas as formas e suportes de jornalismo. Assim, Duarte Monteiro revela: “se houver mais diversidade de conteúdos e meios de informação, as coisas tornam-se mais agradáveis e estimulantes”. Por outro lado, o baixo custo, a possibilidade de ter uma audiência mais alargada e a multimedialidade são outros factores que pesaram na escolha dos recém licenciados.

A grande aposta do site vai ser a infografia. Os três jovens, que acham que a palavra empreendedor é “demasiado sofisticada” para os descrever, explicam que embora já haja sites de informação em Portugal que contêm esse suporte, no que respeita aos desportivos, “a infografia está completamente ausente”.

“Nós queremos dar-lhe ênfase e, no fundo, equilibrar a balança entre todos os meios de comunicação”, afirma Duarte Monteiro. Ainda assim, explicam que o texto continuará a ser o grande “pilar” dos artigos, embora o grupo queira “fazer da infografia uma imagem de marca”.

O grupo está em negociações com duas rádios com o intuito de desenvolver parcerias de cooperação de conteúdos, assim como com uma empresa de Infografia que colaborará com o site.

Modelo do Ciberjornalismo

David, Duarte e Filipe confessam querer tornar o site num modelo do ciberjornalismo. “A internet é o futuro, o meio de comunicação mais dominante”, dizem. “Queremos destacar-nos pela multiamedialidade.” Quem sabe um dia mais tarde não possam estar neste mesmo Congresso, numa outra edição, a falar do sucesso de Ogolo.pt. Duarte diz que “se um dia pudesse relatar o nosso sucesso, seria o ideal”.

Apesar de tudo, não descuram a possibilidade de um dia virem a ter uma versão impressa do projecto, “não está fora dos nossos planos de maneira nenhuma, mas não é uma prioridade dado os custos. Para já, a nossa hipótese é uma edição em pdf com reportagens mais alargadas”.

Por outro lado, o grupo confessa que o site vai não só conter vários suportes de informação, como também irá focar diversas temáticas desportivas, uma vez que “é ridículo em Portugal o mercado português só estar centrado no futebol”.

Quando confrontados com a possibilidade de poderem vir a criar postos de trabalho no ramo do jornalismo desportivo, manifestam querer fazê-lo a longo ou médio prazo, para poder “dar trabalho fixo e pago aos colaboradores que trabalham em regime de voluntariado e que tanto ajudam neste momento” no projecto. Nesta altura, as dificuldades que sentem giram à volta da falta de apoios, que acham que “se suprimirá com os patrocínios que advirão quando o site estiver online”.

O sonho converte-se em realidade no dia 1 de Janeiro de 2009.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: