I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Live Coverage

Fernando Zamith e Catarina Osório – resultados de estudo sobre sites noticiosos portugueses

Posted by obciber em 12/12/2008

Fernando Zamith e Catarina Osório, do ObCiber, avaliaram o aproveitamento das possibilidades da web nos ciberjornais portugueses e notaram uma subida na utilização desses recursos em 2008, face aos dois anos anteriores.

Primeiros lugares

Publico.pt e JN
TSF
PortugalDiário e o Expresso
Rádio Renascença

Dos jornais gratuitos, apenas o Destak vai além da publicação da edição do dia online. Nos jornais económicos e nos jornais desportivos, o maior aproveitamento das possibilidades ciberjornalísticas verifica-se no Jornal de Negócios e no Record, respectivamente.

Destaque também para os jornais académicos em estudo – o JornalismoPortoNet e o Urbi et Orbi -, que têm uma pontuação superior aos outros jornais, “porque exploram bastante bem a multimedialidade”, explica Catarina Osório, embora reconheça que, por outro lado, estes jornais “não dominam a instantaneidade” como os órgãos não académicos.

livro-copy2Fernando Zamith lançou um livro com os resultados da sua tese de mestrado

Os resultados demonstrados durante o I Congresso de Ciberjornalismo são baseados na metodologia utilizada por Fernando Zamith na sua tese de mestrado em Ciências da Comunicação, que acaba de dar origem a um livro “Ciberjornalismo – As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses”.

O livro, lançado nesta quinta-feira, pretende fazer “um diagnóstico do jornalismo português na Internet, através do estudo da sua (pouca) adaptação às características do novo meio, complementado com a perspectiva de profissionais e académicos”.

Anúncios

Uma resposta to “Fernando Zamith e Catarina Osório – resultados de estudo sobre sites noticiosos portugueses”

  1. […] presentación de los resultados del estudio sobre sitios informativos portugueses a cargo del profesor de la ‘Universidade do Porto’ y organizar del Congreso Fernando […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: