I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Live Coverage

Ramón Salaverría – “Uno para todos y todos para uno? Los medios de comunicación ante la convergencia digital”

Posted by obciber em 11/12/2008

Ramón Salaverría – apresentado por Javier Díaz Noci – investiga a convergência digital nos meios de comunicação, com outros 26 investigadores de 13 universidades espanholas (blog), a 4 níveis:

– conteúdo

– empresas

– tecnologia

– profissionais

Segundo o investigador da Universidade de Navarra, “o paradigma de mercado está a mudar” e ouve-se todos os dias falar de dificuldades e/ou desaparecimentos de jornais em papel, ao mesmo tempo que a publicidade na Internet sobe a cada ano.

Ramón Salaverría caricatura as duas interpretações de convergência existentes:

– para as empresas, será a noção de colaboração, de “um meio para todos”

– para os jornalistas, é “cada um com o seu”

Convergência, diz o académico, não é o mesmo que integração.

A convergência é um processo, enquanto a integração é o eventual resultado desse mesmo processo, que Ramón Salaverría não encontra ainda em quase nenhum dos órgãos de comunicação.

Esse mesmo processo não incide apenas sobre as redacções, explica o professor de Navarra, mas também sobre os conteúdos, as empresas e as tecnologias.

Salaverría aponta o iPhone e outros dispositivos semelhantes como “um desafio para os media”: “vocês têm de me satisfazer com conteúdos para este aparelho”, afirma.

Prevê que os grupos mediáticos venham a dar mais importância à internet, que fará a ponte entre a rádio, a imprensa (que perderá a sua hegemonia e monopólio de recursos) e a televisão, que ocupará uma fatia maior.

Quanto ao “pânico” lançado pelo desaparecimento, diz que “não interessa o material, o importante é aproveitar todas as possibilidades”.

Conclui que:

– a convergência é inevitável e vai verificar-se nas 4 esferas (profissional, empresarial, tecnológica e de conteúdo)

– as empresas têm que decidir qual o nível de integraçã0 querem para cada esfera

-… e no caso de quererem nas esferas de conteúdos e profissional, têm de reorganizar previamente a tecnologia e a empresa

“A convergência não é a panaceia para todos os males”.

Ramón Salaverría publicará este mês, juntamente com Samuel Negredo, o livro “Periodismo Integrado: Convergencia de Medios y Reoganización de Redacciones”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: