I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Live Coverage

Manuel Molinos (JN) – “A Renovação do JN Online”

Posted by obciber em 11/12/2008

jnobciber

Depois da mudança do site – regida pela “inovação”, “criatividade”, “tecnologia” e “formação” e com objectivo de implementar “multimédia, hipertexto, interactividade” – teve um aumento de 32% de page views.

“A ligação entre os dois suportes fez-se naturalmente”, explica Manuel Molinos:  muitos destaques para o online no papel e algumas vezes a versão online remete para o papel, e um dos objectivos é complementar a edição impressa com multimédia.  JN apostou nas breaking news e na informação a nível local, assim como a cobertura em tempo real (Red Bull Air Race, o bloqueio dos camionistas, o desastre aéreo em Madrid) com multimédia – áudio, vídeo e infografias. O jornal também marcou presença física nos festivais de Verão, mostrando “como se produz informação online“, declara Manuel Molinos.

A interacção com os utilizadores foi também valorizada: “os comentários estão a crescer” e a rúbrica Cidadão-repórter é actualizada todos os dias, tendo alguns leitores fiéis. A implementação de um chat na noite das eleições norte-americanas foi outra das experiências direccionadas para o utilizador que o JN fez e que tenciona repetir, de acordo com Manuel Molinos.

A mudança foi “bem recebida” por leitores do JN online, incluindo os séniores.

“Hoje pensa-se online em toda a redacção”, diz Manuel Molinos, e os jornalistas habituaram-se a levar consigo material para recolha de vídeo e áudio “além do bloco de notas”. “Mas é errado pensar que o jornalista pode em qualquer circunstância produzir para todos os suportes”, finaliza o jornalista.

Anúncios

Uma resposta to “Manuel Molinos (JN) – “A Renovação do JN Online””

  1. António Fagundes said

    Pensa-se online em toda a redacção do JN?

    Senhor Molinos, como explica então que o JN.pt publique “takes” da Lusa de eventos cobertos por jornalistas seus e que o texto do repórter só entre no dia seguinte?

    Apesar dos avanços assinaláveis, acho exagerado dizer-se tal coisa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: