I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Live Coverage

Beth Saad – “Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social”

Posted by obciber em 11/12/2008

Houve uma evolução do valor da informação ao longo de 15 anos de internet: nos dias de hoje, cada indivíduo é produtor de informação.

A web é uma “plataforma social global e fonte geradora de competências”:

Hoje há o Google (distancia os utilizadores das marcas informativas), agregadores de notícias, sistemas de construção de notícias visuais, inovações tecnológicas constantes (portáteis e acessíveis) e novos processos narrativos (blogging, tagging).

Segundo Beth Saad, estas novas características autonomizam o utilizador, mas têm um “impacto negativo no processo estratégico e perda do controlo da audiência e da mediação”. É, por isso, necessário encontrar um novo papel para interagir com esta audiência participativa, através:

– do utilizador (é cada vez mais autónomo, daí ser necessário conhecer o seu perfil, que não é igual ao da pessoa “real”)

– do jornalista (“atrapalhado e perdido”)

– da empresa jornalística (maioria das empresas ainda está no início da convergência, ainda está no paradigma “tradicional”, sem comunicação entre redacções)

Surge  então a figura do jornalista-estrategista, que vai além da produção de texto:

As empresas informativas têm de proporcionar formação aos seus jornalistas e o ensino superior tem de fazer reformas passando pela incorporação das três variantes jornalismo, publicidade e produção audiovisual, diz a professora da Universidade de S. Paulo. O profissional da comunicação vai precisar de “ter uma visão do negócio a todos os níveis” (empresa, produto) e também de se aproximar e conhecer o utilizador, enquanto começa a dominar as novas ferramentas (reportagens multimédia, blogs, Twitter, etc.)

É preciso assumir que existe uma web nova, diz Beth Saad, e é necessário saber “informar guiando”.

Anúncios

2 Respostas to “Beth Saad – “Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social””

  1. […] Saad, da Universidade de S.Paulo, fez uma apresentação muito completa sobre o ciberjornalismo e que impacto têm as ferramentas de média social, que é o mesmo que […]

  2. […] presentada por el profesor de la ‘Universidade do Porto’, José Azevedo, dedicó su conferencia “Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social” a mostrar su visión sobre la web como una plataforma social y global, fuente generadora de […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: